Prevenção e Manutenção
Quando falamos em prevenção odontológica, devemos nos conscientizar de que tudo em nosso organismo está inter-relacionado e que uma doença agride não somente o local, mas também os tecidos e órgãos próximos ou, até mesmo, distantes da origem do problema. Ao praticar a prevenção, cuidamos não somente dos dentes, mas também da nossa saúde geral.
A prevenção odontológica é baseada na escovação correta e uso diário do fio dental, na boa alimentação, no cuidado com o açúcar, no uso correto do flúor e no acompanhamento semestral, ou trimestral dependendo do caso, pelo Cirurgião-Dentista.
A manutenção é importante para aumentar a vida útil de todos os trabalhos na boca, que polidos e adaptados, demorarão mais para serem substituídos.
Durante a consulta de prevenção, o paciente é submetido ao exame clínico e aos procedimentos de raspagem e profilaxia, que consistem na remoção do tártaro (também conhecido como cálculo dental) e placa bacteriana dos dentes.
Importância das Consultas Periódicas
As consultas periódicas previnem lesões de cárie, doença periodontal e outros problemas sérios como o câncer bucal, o edema de glote (fechamento da garganta por infecção no primeiro molar inferior) e a endocardite bacteriana (alojamento de bactérias no coração originado de uma infecção bucal via corrente sanguínea).
Além disso, pode ser realizado o diagnóstico e o tratamento precoce das disfunções articulares, originadas muitas vezes pela perda dos dentes, hábitos nocivos e dentes mal posicionados. Estas desencadeiam dores de cabeça, ouvido, face e até de pescoço e ombro, e incomodam muito ao longo de toda a vida.